Como falar em educação dentro dos movimentos sociais, sem pensar na pedagogia de Paulo Freire; na Pedagogia do Oprimido.
Em seu livro Pedagogia da Esperança, tem uma fala que nos chama muita atenção. Onde Paulo Freire conta uma história de um estudioso que queria muito participar das reuniões de uma determinado grupo de uma zona rural. Depois de muito insistir, foi convidado para se juntar ao grupo. Em meio a discussão um dos participantes falou para o convidado: " Se você está aqui para nos falar que somos oprimidos, isso a gente já sabe. Se você está aqui para nos dizer que vivemos à margem da sociedade, isso a gente já sabe. O que queremos saber é se na hora de ir à luta por nossos direitos você estará com a gente."
Muitas vezes nos interessamos por uma determinada história, uma determinada temática. Nos tornamos sábios em suas filosofias e preceitos. Porém, poderiamos ir além das barreiras intelectuais, romper cercas. Brigar junto por melhores condições de vida, educação e exercício da cidadania.